quarta-feira, 27 de maio de 2009

O clima de Auckland e lugares que visitei

O clima em Auckland é terrível, por se tratar de uma ilha perdida no oceano, o clima muda muito rapidamente, é dificil o dia que não chove, quer dizer, não chega a ser chuva, mas chuvisqueiro, ou seja, o clima é extremamente úmido, e devido ao frio do inverno que se inicia, a sensação térmica é de muito frio, isto que estou acostumado com o frio de POA. Segundo os nativos (KIWI), o inverno está duas semanas adiantado este ano. Aqui em Auckland é dificil nevar, porém, na ilha norte neva a ponto de ter estação de sky, snowboard,...

O primeiro ponto turístico que fui visitar foi o porto, quem for no meu orkut poderá ver algumas fotos, o prédio da estação do Ferry Boat se parece muito com o prédio do mercado público de Porto Alegre, porém nem um pouco popular pois os restaurante e cafés existentes lá são finos e caros.

Esta idéia de Ferry Boat deveria ser adotada em Porto Alegre, por aqui é muito utilizado para transitar para uma região mais ao norte de Auckland, é como se fosse POA-Guaiba, ou seja, existe o caminho por terra mas atalhando pelo mar o trecho se torna bem mais curto, rápido e não precisa de tantos ônibus, já que o Ferry leva um número bem maior de passageiros e de maneira confortável, tem inclusive lancheria para quem quiser tomar o café da manhã enquanto se desloca para o trabalho.

Perto da casa onde me hospedei existe o Mt Eden Domain, vulcão que felizmente esta "morto", não sei ao certo o tempo, mas já faz algumas dezenas de anos já que existe uma vegetação abundante em torno do vulcão.

Visitei também o Auckland Museum, o museu é fantástico, fica no centro do parque Auckland Domain que também possui uma excelente estrutura. O que me chamou a atenção deste museu, é que não é um lugar que apenas armazena/conta a história, o museu possui um acervo científico gigantesco, existe uma área de acampamento dentro do museu onde as escolas fazem excursões de finais de semana onde as crianças dormem no próprio museu e participam de diversas atividades interativas. Quem um dia passar por Auckland, vá até o museu pois vale a pena, eu particularmente odeio visitas em museu mas este eu gostei muito.

Sábado passado fui com o pessoal da casa até uma ilha chamada Waiheke Island, fica a aproximadamente 40 minutos de Auckland, a única maneira de chegar até esta ilha é via Ferry Boat. A ilha é gigantesca, não sei ao certo como funciona a questão de município, distrito, estas coisas, mas a ilha possui vida própria, independente de Auckland, existe toda uma estrutura de cidade do interior, escolas, comercio, linha de ônibus,... uma coisa que me chamou a atenção é que todas as ruas são asfaltadas, até agora não vi nenhuma rua de paralelepipedo ou estrada de chão batido, por mais pirambeira que seja a rua, é asfaltada. A melhor maneira para se deslocar na ilha é via scooter ou carro, é possível alugar já na estação do Ferry, o custo é R$50 o dia. Acabamos alugando duas mini vans, estavamos em 10 pessoas e como bons brasileiros choramos um bom desconto. Passamos o dia visitando praias e vinícolas, porém, diferente do Brasil, aqui não tem degustação de graça :-(
As praias são paradisiacas, apesar de pequenas, a vista para o mar e rochas é de ficar ali parado admirando e pensando na vida algumas horas.

Semana que vem tem mais uma trip, vou viajar mais para o sul da NZ (ainda não é nas estações de esqui), vou aproveitar o feriadão (segunda feira é aniversário da Rainha), na volta conto detalhes de como foi.

Novidade: me mudei, agora estou em um Backpack, além de mais confortável e quente que a outra casa, aqui não tem nenhum brasileiro, ou seja, imersão no inglês direto, apesar de eu ser bem capenga nesse idioma que briguei tantos anos em voltar a estudar.

Buenas, no mais era isso, estou bem, vivo e com saudades de casa, dos amigos e principalmente da Tati.
Grande abraço para ti que esta lendo pacientemente meu blog e meus erros de português, não da tempo de revisar, a internet na NZ É CAPENGA E CARA, além do tempo, é cobrado por MB... vê se pode, isso é arcaico.

4 comentários:

  1. blá blá blá blá....
    Amigão, é a primeira vez que tu está em um país com idioma e cultura totalmente diferentes do que estamos acostumados. Desta forma, começa a escrever no blog os teus "micos". Ou será que não tem nenhum ainda? (DUVIDO!!!!). É nisso que estamos interessados, tchê! Tá bom.. O resto eu também leio. Mas os micos também fazem parte da história. Um grande abraço e bom proveito. Feio!

    ResponderExcluir
  2. Cuu
    saudadona... muito legal suas histórias.
    Tem uns errinhos de português, mas isso é normal pra quem só está falando inglês ai né.
    Tu tem que escrever as postagens em inglês o Cabeção.
    Como assim não tem degustação? Tadinho de ti...
    Bom, saudades enorme de ti encomoda ;P
    beijokas da tua cunhadinha amada e da tua sogrinha.

    ResponderExcluir
  3. ô verme... como disse o Ariel, para de falar da vida e conta os micos pra gente! Todo mundo (especialmente brasileiro) fura fila, pega ônibus errado, pede testículos de boi sem saber o que são as tais bulls balls em inglês (esse é do ARIEL!) e por aí vai... é disso que o povo gosta, malandro!
    Então, para de escrever coisas com essa cara de "meu querido diário" porque tu é Gaúcho, Macho (?!) e de Vacaria e isso tá parecendo coisa de Catarina, Fresco, e de São Miguel!

    ResponderExcluir
  4. Fala ingrato pra da um sinal de vida...porrali teu blog tá massa.. segue postando coisas.. como tá teu ingles?! Abraço. Jean

    ResponderExcluir